fbpx

Rembrandt + Autorretrato = Jornada do autoconhecimento

Os autorretratos formam uma biografia única e íntima na qual o artista Rembrandt Harmenszoon Van Rijn (1606–1669) se retrata sem qualquer vaidade e com uma sinceridade extrema.

Rembrandt ficou conhecido por se mostrar por meio de diversos autorretratos, deixando claro em cada um deles o impacto de viver intensamente. Nos seus últimos anos, Rembrandt pintou seus autorretratos mais reflexivos (de 1652 a 1669 ele pintou quinze deles).
Enquanto grande parte dos artistas produziam cerca de 2 a 5 autorretratos durante toda a vida, Rembrandt vai muito além e segundo estudos teve aproximadamente 40 a 50 pinturas, 32 gravuras e diversos desenhos. Muitos concordam que os autorretratos de Rembrandt refletem sua jornada pelo autoconhecimento. 

Além disso, os autorretratos de Rembrandt formam um capítulo singular na História da Arte. O artista retratou-se nos diferentes períodos de sua vida (juventude, maturidade e velhice) marcando as diferentes leituras que fazia de si mesmo ao longo dos anos.
Rembrandt revela não apenas as mudanças que a vivência trouxe ao seu aspecto físico, mas essencialmente ao seu espírito interior.

Estas obras são inspiração aos artistas atuais, eu mesmo já fiz duas cópias de duas grandes obras:

Original e cópia

Vídeo do processo de cópia

Esta foi a primeira cópia que eu produzi. Este foi o autorretrato pintado em 1659, Rembrandt se faz representar mediante uma composição ampla, com rico tratamento pictórico que mescla cores fortes e intensas e ao mesmo tempo uma suavidade e profundidade.
A figura parece banhar-se em uma luz interior que faz denotar uma rica vida espiritual, fruto de muitas experiências trágicas que deixaram suas marcas no rosto retratado. Uma preocupação com a auto-análise aparece na sua expressão imponente.
Os músculos faciais já estão flácidos, mas, ao mesmo tempo, evidenciam grande sensibilidade. Os olhos do artista idoso aparecem grandes e dominadores, revelando um ser humano vulnerável. Mas o pesar que o acomete aprofundou-lhe a compreensão.
Ele está livre do rancor, da autocomiseração e de quaisquer reações sentimentais fúteis.

Original e Cópia

A segunda obra foi uma que realizei, inclusive foi pintada neste ano de 2021 é a figura jovem e ingenuamente vaidosa. A gola da roupa, de característica militar, dá uma certa formalidade à aparência pessoal.
A fisionomia jovial de frente para o espectador e com a metade do rosto iluminado valoriza a postura do conjunto. O cabelo de Rembrandt apresenta-se suave nos seus tons castanhos, ganhando especial beleza através dos fios mais claros impactados pela luz, formando uma expressiva mecha que pende sobre seu rosto.
A vivacidade da juventude, com seus desejos e ambições, está contida no olhar confiante do artista. A pintura apresenta um realismo muito admirado pelos holandeses da época.

Este autorretrato do início de sua carreira atesta a importância da iluminação em sua linguagem. O contraste entre sombra e luz divide seu rosto em duas partes, formando uma linha invisível que realça a verticalidade da figura.
A sombra da cabeça no plano de fundo ressalta a face iluminada e acentua a expressividade do conjunto facial. Os tons terrosos que predominam no quadro, junto com a luz da composição, resultam em um pequeno plano retangular iluminado, para onde a atenção do nosso olhar é concentrada. O olhar percorre a gola branca, passando pelos lábios ligeiramente avermelhados e vai até a mecha loura de cabelos.

Desde cedo Rembrandt estudou a luz e sombra para garantir o que lhe era mais significativo em suas obras.
A luz é o instrumento com o qual Rembrandt interpreta a si mesmo e aos outros. Suas interrogações acerca da alma humana ficam evidentes nos retratos que fez de si. Mesmo tão jovem, aos 23 anos, ele já intuía que a sua própria auto-imagem retratada seria o testemunho mais fiel de sua biografia.

Vídeo do processo de cópia:

Please follow and like us:
5 3 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial